Para as comemorações do 90º aniversário do jornal A Tribuna, em 26 de março de 1984, a Associação Comercial de Santos promoveu um jantar solene para encerrar o dia de homenagens ao jornal. Cerca de mil convidados lotaram as dependências do Salão de Cristal do Clube Atlético Santista.
Estavam presentes empresários, presidentes de sindicatos, clubes esportivos, associações, políticos da região e representantes da comunidade santista. Marcaram presença também o vice-governador Orestes Quércia, representando o chefe do Executivo estadual; o prefeito de São Paulo, Mário Covas; o ex-governador do Estado, José Maria Marin; representantes da Associação Paulista de Imprensa (API) de Santos e São Vicente, além de jornalistas de outros veículos de imprensa.
Para a grande data, a Associação Comercial contratou o Buffet La Residence do Dinho’s Palace de São Paulo, responsável pelo banquete. Na entrada do clube, a banda do 6º Batalhão da Polícia Militar executava números musicais a partir das 20h. Os convidados foram recepcionados com um buffet de aperitivos. Às 21h, a banda da Polícia Militar entoou o “Parabéns a Você”, dando início ao jantar.
O jantar promovido pela ACS lotou as dependências do Salão de Cristal do Clube Atlético Santista
Por volta das 22h, o presidente da Associação Comercial de Santos, Antônio Manoel de Carvalho, proferiu um discurso em homenagem aos 90 anos de atuação do jornal A Tribuna. Em sua fala, o presidente destacou que a decisão de homenagear o jornal A Tribuna foi unânime pela diretoria da instituição, homenagem que deveria ser estendida ao seu corpo de diretores. Ressaltou o desempenho do jornal ao longo dos anos, destacando sua história. Relembrou o momento de sua fundação, evidenciando a atuação de seu fundador, Olímpio Lima, seu sucessor, Manoel Nascimento Júnior, seguido por Giusfredo Santini e pela geração que viria a seguir, liderada por Roberto Mário Santini. O presidente da ACS, em seu pronunciamento, enfatizou a importância da imprensa e da liberdade de expressão para a luta pela democracia e para a construção da sociedade. Relembrou os momentos em que a notícia e a informação desempenharam um grande papel, longe de disputas partidárias, independentes e livres, mesmo em tempos desafiadores. Disse ainda que, ao trilhar esse caminho, o jornal A Tribuna é digno da credibilidade que o povo santista deposita nele, demonstrada naquela noite pela presença e manifestação de apreço.
O presidente da ACS, Antônio Manoel de Carvalho, faz discurso em homenagem ao jornal A Tribuna.
Em seguida, o diretor-presidente do jornal A Tribuna, Giusfredo Santini, proferiu um discurso de agradecimento, sensibilizado pela homenagem espontânea prestada pela ACS. Em sua fala, pontuou as lutas e desafios enfrentados pelo jornal ao longo dos anos e seus deveres como meio de comunicação. Agradeceu à ACS pela defesa dos interesses da cidade de Santos e região, pela voz corajosa nos movimentos reivindicatórios pelos direitos do Porto de Santos e por aqueles que movimentam as riquezas do país. Agradeceu ainda a ilustre presença dos amigos de A Tribuna, das autoridades e representantes de instituições esportivas, sociais e de classe, do comércio e da imprensa. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela Rádio A Tribuna AM.
As comemorações se encerraram com um show de música promovido pela Rádio Tribuna FM em palco montado junto à fonte luminosa, na praia do Gonzaga.
Giusfredo Santini recebe das mãos de Antônio Carvalho uma estatueta do Deus Grego Hermes (ou Mercúrio, para os Romanos), que simboliza o Comércio.
As celebrações pelos 90 anos do jornal A Tribuna tiveram início ainda pela manhã do dia 26 de março. Às 11h, aconteceu a primeira homenagem prestada ao pé do túmulo onde estão sepultados os ex-diretores do jornal, Olímpio Lima e Nascimento Júnior, no Cemitério do Paquetá. Estiveram presentes dirigentes do jornal, funcionários e membros da comunidade.
Às 18h30, teve início a missa de ação de graças pelo 90º aniversário de A Tribuna, celebrada pelo bispo auxiliar da Diocese de Santos, Dom José Carlos Castanho de Almeida, na Igreja do Convento do Carmo. Em seu sermão, o bispo lembrou a importância dos meios de comunicação na divulgação de informação, na educação e na formação de opiniões. Destacou o cumprimento desses objetivos pelo jornal A Tribuna e lembrou que a cidade de Santos e A Tribuna cresceram e se desenvolveram juntas. Dom José Castanho ressaltou ainda o papel do jornal como um dos pilares da comunicação em Santos.
Participaram da missa diversos funcionários, autoridades e diretores de A Tribuna, acompanhados de seus familiares.
Na foto, o santista Mário Covas, então prefeito de São Paulo, Giusfredo Santini e Antônio Manoel de Carvalho.
Na mesa, da direita para a esquerda, Regina Clemente Santini, Orestes Quércia (vice-governador de São Paulo), Roberto Mário Santini, Luis Fernando Muller Mello e Maria Helena Santini Mello.
Mesa das autoridades e convidados dos homenageados