Ruy Barbosa, candidato a presidente do Brasil, visita Santos e sua Associação Comercial

“Águia de Haia” deixou sua marca no Livro de Ouro da entidade

No dia 21 de dezembro de 1909, às 17h05, Ruy Barbosa chegou a Santos para uma visita política. Na estação da Inglesa, ele foi recebido por representantes de associações locais, comerciantes, jornalistas e várias figuras notórias, além de populares. O Comitê Civilista de Santos, que apoiava sua candidatura à Presidência da República, organizou a recepção. Ao som do Hino Nacional e discursos de autoridades santistas, Ruy Barbosa foi aplaudido pelo público presente.

Policiais formaram uma escolta para o visitante ilustre. Na saída da estação, líderes e apoiadores políticos e militares aguardavam sua chegada. Bondes especiais foram reservados para Ruy Barbosa e sua comitiva, que incluía líderes partidários, agremiações estudantis, desembargadores e jornalistas, entre outras personalidades. O senador estava acompanhado de sua esposa, seu genro Dr. Baptista Pereira e sua esposa, além de seus filhos João Ruy Barbosa e Maria Luiza Ruy Barbosa. Sempre saudado pela população ao longo do caminho, Ruy Barbosa seguiu para o Parque Balneário Hotel, onde ele, sua família e comitiva puderam descansar.

Na manhã do dia 22 de dezembro, Ruy Barbosa e sua família fizeram um breve passeio pela praia do Gonzaga, admirando a beleza da enseada. Após o almoço, a comitiva foi conduzida em bondes especiais ao Largo Sete de Setembro para visitar a Câmara Municipal. Lá, ele foi recebido pelo prefeito coronel Tavares de Vasconcelos, pelo presidente da Câmara Dr. Moura Ribeiro e demais vereadores, sendo saudado pelo povo presente. Na Câmara, brindes foram feitos em sua homenagem, e Ruy Barbosa agradeceu pela recepção calorosa. Após a visita, a comitiva, acompanhada pelos coronéis Joaquim Montenegro, Almeida Moraes e o desembargador Palma, dirigiu-se à Associação Comercial de Santos (ACS).

Na chegada à ACS, Ruy Barbosa foi ovacionado por um grande número de populares. Ele foi convidado a conhecer as instalações da associação e, no salão nobre, foi servido com uma taça de champanhe. O primeiro secretário da ACS, Azarias Ferreira, em nome da Associação Comercial, saudou o senador, destacando sua intervenção em 1890, quando era Ministro da Fazenda, para resolver o problema da falta de espaço na Alfândega de Santos. Ruy Barbosa agradeceu a lembrança, afirmando que essas manifestações o motivavam a continuar sua obra de regeneração da República. Ele levantou sua taça em homenagem ao comércio de Santos, que trouxe progresso à cidade, sendo calorosamente aplaudido.

Após a visita à ACS, Ruy Barbosa fez um rápido passeio em Guarujá, precedido por uma excursão pelo canal do porto até o cais do Valongo, Outeirinhos e Itapema. De volta a Santos por volta das 17h, visitou o túmulo de José Bonifácio e retornou ao Parque Balneário Hotel para descansar.

Às 20 horas, Ruy Barbosa participou de uma conferência política no Teatro Coliseu. Ao chegar às 20h45, foi novamente aclamado pelo público presente e pela população que se aglomerava do lado de fora. Após discursos de políticos locais, ele iniciou sua conferência, que terminou por volta das 22h25. Em seguida, retornou ao Parque Balneário Hotel.

No dia 23 de dezembro, o Comitê Civilista de Santos ofereceu um grande banquete em homenagem a Ruy Barbosa, sua família e convidados no salão do Parque Balneário. Estiveram presentes muitos políticos, militares, representantes do comércio santista, profissionais liberais, famílias de destaque e membros da imprensa. No dia seguinte, 24 de dezembro de 1909, Ruy Barbosa e sua comitiva retornaram à capital no trem das 7h50.

Ruy Barbosa deixou seu nome registrado no Livro de Ouro da Associação Comercial em dezembro de 1909

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *