Quando a Associação Comercial de Santos defendeu 30 dias de férias, em 1916

    Em uma época em que as férias ainda não eram um direito trabalhista amplamente assegurado no Brasil, empresários santistas aprovaram uma proposta de descanso anual para os empregados do comércio.

    Uma decisão surpreendente

    Santos, 25 de janeiro de 1916. Entre notícias sobre exportação de café, movimentação de navios e cotações comerciais, o Boletim da Associação Commercial de Santos publicou uma notícia que, vista mais de um século depois, chama a atenção pela sua atualidade. Sob o título de “Férias Commerciaes”, o periódico anunciava que uma assembleia geral extraordinária da entidade havia aprovado, por unanimidade, uma proposta para estimular a concessão de férias aos empregados das casas comerciais da cidade.

    A iniciativa vinha sendo defendida pela própria Associação Comercial, que classificava o descanso anual dos trabalhadores como uma antiga aspiração da instituição. Segundo o boletim, a prática já era utilizada nos grandes centros comerciais da Europa e dos Estados Unidos, mas ainda precisava ser incorporada ao cotidiano das empresas santistas.

    O desgaste do trabalho e o calor de Santos

    O argumento apresentado pela diretoria era bastante objetivo. Os empregados do comércio enfrentavam jornadas desgastantes, que consumiam suas energias físicas e mentais. A situação seria agravada pelo clima de Santos, descrito no documento como “causticante”, particularmente durante os meses mais quentes do ano.

    Durante a assembleia, o empresário Roberto Simonsen apoiou a iniciativa e propôs que o apelo da diretoria fosse transformado em uma moção oficial, recomendando a adoção das férias para os empregados do comércio, independentemente de sua categoria profissional. Na ocasião, a presidência da assembleia estava a cargo de Sergio Fontes, que destacou a importância da proposta e seu amplo apoio entre os presentes.

    A deliberação foi aprovada por unanimidade. O boletim registrou representantes de 36 firmas comerciais, entre elas a Companhia União dos Transportes, a Companhia Registradora de Santos, a Companhia Paulista de Armazéns Gerais, a Mala Real Inglesa e a Companhia Chargeurs Réunis, demonstrando a participação de diferentes segmentos da atividade econômica santista.

    Trinta dias de férias, sem interromper os negócios

    Um dos aspectos mais curiosos da proposta era a duração recomendada para o período de descanso. A Associação Comercial defendia que as empresas adotassem, em média, 30 dias de férias anuais para seus empregados, admitindo inclusive períodos superiores, conforme as necessidades e categorias profissionais.

    Havia, porém, uma preocupação evidente com a continuidade das atividades comerciais. As férias deveriam ser concedidas de maneira alternada, evitando que escritórios e estabelecimentos interrompessem suas operações. Caberia a cada empresa organizar os períodos de afastamento, conciliando o descanso dos funcionários com as exigências dos negócios.

    Para os dirigentes da Associação Comercial, a concessão de férias representava não apenas uma medida de recuperação física e mental dos trabalhadores, mas também uma conquista para a própria comunidade empresarial. O texto afirmava que a adoção desse costume poderia representar uma das mais honrosas conquistas morais do comércio santista.

    Um documento que antecipa debates trabalhistas

    A notícia foi publicada 27 anos antes da criação da Consolidação das Leis do Trabalho, instituída em 1943, e revela que a discussão sobre o descanso anual já estava presente entre os empresários de Santos nas primeiras décadas do século XX.

    É importante observar que a deliberação da Associação Comercial não constituía uma lei nem estabelecia uma obrigação jurídica geral. Tratava-se de uma recomendação aprovada pelos representantes do comércio. A publicação também não esclarece se as férias propostas seriam remuneradas ou se todas as empresas efetivamente passaram a concedê-las.

    Mesmo com essas ressalvas, o episódio oferece um testemunho significativo sobre as relações entre empresários e empregados na Santos do início do século XX. Em uma cidade movimentada pelo porto e pelo comércio cafeeiro, a Associação Comercial reconhecia publicamente que o descanso dos trabalhadores deveria fazer parte da organização das atividades empresariais.

    Afinal, como sustentava a própria publicação de 1916, se as férias eram consideradas necessárias em países de clima mais ameno, havia razões ainda maiores para adotá-las em Santos, onde o calor e a umidade tornavam o cotidiano de trabalho especialmente cansativo.

    Fonte: Boletim da Associação Commercial de Santos, ano XII, nº 620, de 25 de janeiro de 1916. Artigo “Férias Commerciaes”, terceira página da edição, correspondente à página 19 do arquivo digitalizado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *